Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

  • MAIS BUSCADOS:




LIFESTYLE$type=grid$count=3$show=home

São Paulo Notícias | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo$type=three$count=3$show=home

ECONOMIA$type=three$count=3$show=home

CULTURA-LAZER$type=three$count=3$show=home

$type=three$count=3$show=home

ESPORTES$type=three$count=3$show=home

Biden e Xi se falam e destacam responsabilidade 'para competição não virar conflito'

MUNDO EUA-CHINA

 


O democrata sublinhou o interesse contínuo de Washington em "paz, estabilidade e prosperidade da [região] Indo-Pacífica e do mundo".

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Após quase sete meses sem se falar diretamente, o presidente dos EUA, Joe Biden, e o dirigente da China, Xi Jinping, conversaram por telefone nesta quinta-feira (9), focando desta vez o ambiente competitivo entre as duas potências globais, que travam uma espécie de Guerra Fria 2.0.

Sem entrar em detalhes, a Casa Branca afirmou em comunicado que os líderes discutiram a responsabilidade "em garantir que a competição não se desvie para um conflito". De sua parte, o democrata sublinhou ainda o interesse contínuo de Washington em "paz, estabilidade e prosperidade da [região] Indo-Pacífica e do mundo".

Xi, por sua vez, destacou que a política americana com relação a Pequim impõe grandes dificuldades às relações entre os dois países, mas disse que os dois lados se comprometeram em manter contato contínuo por diferentes meios.

Tanto Pequim como Washington classificaram o diálogo entre os líderes como uma conversa "ampla e estratégica", após meses de rusgas entre as duas potências.

Desde que tomou posse, Biden só falou diretamente com Xi uma vez, em fevereiro, quando o americano tocou em pontos de divergência com Pequim, como "as práticas econômicas coercitivas e injustas de Pequim, a repressão em Hong Kong, os abusos de direitos humanos em Xinjiang e as ações cada vez mais assertivas na região, inclusive em relação a Taiwan", segundo comunicado da Casa Branca divulgado na época.

O dirigente chinês respondeu que esses assuntos eram questões de "soberania e integridade territorial". Xi alertou na ocasião que confrontos entre os dois países seriam um "desastre" e que os dois lados deveriam restabelecer os meios de evitar julgamentos equivocados, de acordo com o relato da conversa feito pelo Ministério das Relações Exteriores da China.

Desde então, o presidente americano tem adotado uma postura dura com Pequim. Com ataques menos incisivos se comparados ao de seu antecessor, Donald Trump, Biden mantém as suspeitas sobre a origem do coronavírus -há um mês, por exemplo, afirmou que a China esconde informações essenciais em relação ao tema.

O democrata tem tentado também obter apoio de aliados e obteve, em um encontro em junho do G7 -as sete democracias mais ricas do mundo- um duro comunicado sobre a China. A potência asiática, aliás, foi quase onipresente nos debates entre EUA, Reino Unido, Japão, Alemanha, França, Itália, Canadá e União Europeia.

O país também foi lembrado pelo americano em pronunciamento sobre a retirada das tropas do Afeganistão, no fim de agosto. "O mundo está mudando. Estamos engajados em uma séria competição com a China. Estamos lidando com desafios com a Rússia. A principal missão de um presidente não é proteger a América das ameaças de 2001, mas das ameaças de 2021 e de amanhã."

A China, por outro lado, já acusou os EUA de "demonizarem" o país, durante a visita da secretária-assistente de Estado americana, Wendy Sherman, no fim de julho -quando ela se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Wang Yi, e seu vice, Xie Feng.

Segundo comunicado divulgado pela chancelaria, Xie disse a Sherman na ocasião que os EUA querem "reacender o senso de propósito nacional colocando a China como um inimigo imaginário" e mobilizam seu governo para sufocar Pequim.

"A esperança pode ser que, ao demonizarem a China, os Estados Unidos poderão de alguma maneira [...] culpar a China por seus próprios problemas estruturais", afirmou, de acordo com o comunicado, acrescentando que a relação bilateral se encontrava "estagnada e enfrenta sérias dificuldades".

Ainda assim, reuniões entre autoridades de alto escalão de ambos os lados ocorreram nesse meio-tempo. Além da visita de Sherman, o enviado americano para o Clima, John Kerry, esteve na China recentemente, onde se encontrou com seu par chinês, Xie Zhenhua, para discutir a cooperação entre os dois países na questão climática.

Nessa visita, Kerry realizou reunião por videochamada com o chanceler chinês, que alertou os EUA que as tensões políticas entre os países poderiam enfraquecer esforços de cooperação na luta contra as mudanças climáticas.

O tema, aliás, fez parte da conversa entre os dois líderes nesta quinta. Segundo a mídia estatal chinesa, Xi reafirmou seu compromisso em continuar cooperando nesse sentido.

Comentários

Nome

Brasil,24,CPI DA COVID-19,5,CULTURA-LAZER,3,ECONOMIA,39,ELEIÇÕES,5,esportes,24,EXCLUSIVO,15,FAMOSOS,21,JUSTIÇA,30,LIFESTYLE,9,MUNDO,24,política,64,Rede Metrópole FM,2,São Paulo Notícias,40,SAÚDE,15,TECH,3,
ltr
item
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo: Biden e Xi se falam e destacam responsabilidade 'para competição não virar conflito'
Biden e Xi se falam e destacam responsabilidade 'para competição não virar conflito'
MUNDO EUA-CHINA
https://1.bp.blogspot.com/-qE6sb_5sbXo/YTu4kQz9VPI/AAAAAAAAKeo/Xc1leJc-g4coy2WW10xz0-wXqdUN376qQCLcBGAsYHQ/w400-h225/naom_601d8bb126881.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-qE6sb_5sbXo/YTu4kQz9VPI/AAAAAAAAKeo/Xc1leJc-g4coy2WW10xz0-wXqdUN376qQCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h225/naom_601d8bb126881.jpg
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/biden-e-xi-se-falam-e-destacam.html
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/biden-e-xi-se-falam-e-destacam.html
true
262485415883466682
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar