Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

  • MAIS BUSCADOS:




LIFESTYLE$type=grid$count=3$show=home

São Paulo Notícias | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo$type=three$count=3$show=home

ECONOMIA$type=three$count=3$show=home

CULTURA-LAZER$type=three$count=3$show=home

$type=three$count=3$show=home

ESPORTES$type=three$count=3$show=home

Covid é mais letal em bairros pobres de SP: ‘desigualdade mata’

'Mais ricos morrem menos e pobres morrem mais. Sociedade pode achar normal?'


 Após um ano e meio de pandemia, dados mostram que distribuição de renda influi diretamente na proporção de mortes pelo vírus

A pandemia que vitimou quase 600 mil pessoas no Brasil e ainda tira centenas de vidas por dia é ainda mais letal em bairros pobres de São Paulo do que nas regiões abastadas. Os dados são de um estudo realizado pela Rede Nossa SP, divulgado nesta segunda-feira (13).

De acordo com a pesquisa, a desigualdade na distribuição de renda influencia diretamente na proporção de óbitos causados pelo novo coronavírus, sobretudo às populações idosas e em grupos de risco.

Como exemplo, são utilizados os distritos de Lajeado e Alto de Pinheiros. No primeiro, o coeficiente de morte entre pessoas acima de 60 anos é cinco vezes maior (114,3 por 100 mil habitantes) que em Pinheiros (28 a cada 100 mil).

Coordenador geral da Rede Nossa São Paulo, Jorge Abrahão comenta ao R7 que “há uma correlação direta entre condição de renda e mortes. Os mais ricos morrem menos e os mais pobres morrem mais. Uma sociedade pode ter isso e achar normal?”.

Abrahão considera compreensível que em uma cidade existam diferenças de renda entre as populações que a habitam. Mas, prossegue ele, “o que não está bem é quando essa diferença influencia em questões cruciais como a proteção da vida. E é possível enfrentar isso, investindo prioritariamente em acesso de qualidade”.


Desigualdade racial
A pesquisa da Nossa São Paulo também revelou outro dado relacionado à desigualdade em São Paulo: em vários bairros da cidade, a proporção de morte por covid-19 entre pretos e pardos foi significativamente superior à da população branca.

“A questão racial é outro problema importante. A pesquisa analisou a questão num mesmo distrito. Os negros que moram no Itaim, por exemplo, têm percentual de morte maior do que o percentual de brancos do bairro”, ponderou Jorge Abrahão.


No Itaim Bibi, citado por Abrahão, a população negra morreu proporcionalmente 1,7 vez mais que os brancos, entre janeiro e julho desse ano – período de recorte dos dados raciais. Em Pinheiros, 50% das pessoas pretas e pardas com o vírus faleceram; entre os brancos do mesmo bairro, 34,2%.

Outro ponto decisivo para as discrepâncias apontadas pela pesquisa, sobretudo as raciais, segundo o coordenador, foi o transporte público – problema não resolvido na pandemia, aponta.


“O poder público usou as frotas em função da demanda. Tinha que aumentar a frota, e não adequá-la à demanda de usuários. É uma lógica perversa, que aconteceu no transporte e também com os leitos”, diz.

Distribuição de leitos também é desigual – e não mudou
A pesquisa também indica a desigualdade na proporção de leitos de UTI distribuídos no município paulistano. Embora o número de leitos por 100 mil habitantes tenha saltado de 10,3 para 71,4, o aumento não foi capaz de impedir ou amenizar os efeitos da estrutura de má distribuição na capital.

O exemplo utilizado pelo estudo, neste caso, envolve as subprefeituras de Pinheiros e São Miguel. No ano passado, Pinheiros possuía 65,2 vezes mais leitos (em proporção) que São Miguel, e o número praticamente não mudou em 2021: eram 64,5 vezes mais de uma região para a outra.


“É importante ressaltar que houve um aumento no número de leitos. O que acontece é que o modelo mental continua na mesma chave: você aumenta, não para reduzir a desigualdade, mas mantendo ela”, avalia Jorge Abrahão.

Para ele, a partir de dados como esses, é necessário que o poder público compreenda que, além da pandemia, “a desigualdade está matando”.

“Se trabalha na lógica da emergência, de se apagar incêndio. E um governo desejável tem que pensar de uma maneira mais sistêmica, estruturante de se enfrentar os problemas. Não vamos mudar a pandemia. Para não termos paralisações da sociedade temos que melhorar a infraestrutura e reduzir as desigualdades. E os números mostram que não houve esse aprendizado”, conclui.



Comentários

Nome

Brasil,24,CPI DA COVID-19,5,CULTURA-LAZER,3,ECONOMIA,39,ELEIÇÕES,5,esportes,24,EXCLUSIVO,15,FAMOSOS,21,JUSTIÇA,30,LIFESTYLE,9,MUNDO,24,política,64,Rede Metrópole FM,2,São Paulo Notícias,40,SAÚDE,15,TECH,3,
ltr
item
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo: Covid é mais letal em bairros pobres de SP: ‘desigualdade mata’
Covid é mais letal em bairros pobres de SP: ‘desigualdade mata’
'Mais ricos morrem menos e pobres morrem mais. Sociedade pode achar normal?'
https://1.bp.blogspot.com/-iYRyo_dxLsY/YUFXGjzbSWI/AAAAAAAAKn4/nBAPhG1puNg8n310xhFjKsndlUTOwTvywCLcBGAsYHQ/w400-h259/favelarocinha_.png
https://1.bp.blogspot.com/-iYRyo_dxLsY/YUFXGjzbSWI/AAAAAAAAKn4/nBAPhG1puNg8n310xhFjKsndlUTOwTvywCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h259/favelarocinha_.png
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/covid-e-mais-letal-em-bairros-pobres-de.html
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/covid-e-mais-letal-em-bairros-pobres-de.html
true
262485415883466682
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar