Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!

  • MAIS BUSCADOS:




LIFESTYLE$type=grid$count=3$show=home

São Paulo Notícias | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo$type=three$count=3$show=home

ECONOMIA$type=three$count=3$show=home

CULTURA-LAZER$type=three$count=3$show=home

$type=three$count=3$show=home

ESPORTES$type=three$count=3$show=home

Diretor da Prevent reconhece alteração de código de diagnóstico da Covid e rebate na CPI acusações de dossiê

Pedro Benedito Batista Júnior nega ter demitido médicos que não prescreveram tratamento precoce


O diretor-executivo da Prevent Senior, Pedro Benedito Batista Júnior, afirmou em depoimento à CPI da Covid nesta quarta-feira (22) que a operadora adotou procedimento para alterar o código de diagnóstico dos pacientes com Covid-19, fazendo com que a doença deixasse de ser mencionada após determinados dias de internação.

Batista Júnior ainda rebateu as informações que constam em um dossiê elaborado por médicos da própria operadora, afirmando que em nenhum momento ocultaram mortes em um estudo com hidroxicloroquina. Ele ainda acusou profissionais de fraudarem uma planilha para alterar os resultados desse estudo.

O diretor acabou incluído na lista de investigados formais da CPI da Covid. Como a Folha mostrou, Batista Júnior também teria ameaçado um ex-médico que denunciou irregularidades e foi questionado por isso pelos senadores.



O diretor foi convocado após denúncias de que a Prevent usou seus hospitais como um laboratório, para estudos com hidroxicloroquina para o tratamento da Covid. Dossiê assinado por 15 médicos entregue à CPI confirma a denúncia e aponta que pacientes e familiares não eram consultados sobre a administração desses medicamentos.

O documento também mostra que os médicos eram obrigados a prescreverem os medicamentos, que eram enviados aos pacientes, em kits fechados, sob ameaça de serem demitidos.

O dossiê acusa ainda a Prevent Senior de alterar prontuários médicos, para ocultar eventuais problemas com o chamado tratamento precoce. Em particular, o documento menciona os casos do médico Anthony Wong e Regina Hang, mãe do empresário bolsonarista Luciano Hang —ambos morreram de Covid-19.

No caso de Regina, o documento aponta que ela usou o chamado "kit Covid", contrariando declaração de seu filho após a sua morte.

"O prontuário médico da sra. Regina Hang prova que ela usou o kit antes de ser internada e que repetiu o tratamento durante a internação, assim como registram que seu filho, o sr. Luciano Hang, tinha ciência dos fatos", aponta o documento.

"Como outros tantos casos de óbitos na rede Prevent Senior decorrentes da Covid-19 que não foram devidamente informados às autoridades, a declaração de óbito da sra. Regina Hang foi fraudada ao omitir o real motivo do falecimento."

O diretor da Prevent se recusou a comentar os prontuários dos médicos, alegando impedimento ético.

O prontuário, também enviado à CPI, mostra que a mãe de Hang chegou a ser medicada com esses medicamentos, contrariando um vídeo postado pelo empresário, no qual afirma que ela poderia ter sido salva se recebesse tratamento precoce.

O relator da CPI, senador Renan Calheiros (MDB-AL), afirmou ter provas de que Hang pediu para que ocultasse que a mãe recebeu tratamento precoce. “E nós temos comprovação de que ele recomendou a médicos: 'Olha, escondam que a minha mãe foi tratada com cloroquina para não desmerecer a eficácia do plano'. Isso é uma coisa macabra, escabrosa, reprovável, repugnante sob qualquer aspecto."

Em um dos momentos mais polêmicos, o diretor da Prevent reconheceu que foi adotado um procedimento que permitia “reclassificar” a doença de pacientes infectados pela Covid após certo tempo.

A fala aconteceu ao ser questionado a respeito de uma mensagem presente no dossiê, divulgada a pedido do presidente da CPI, senador Omar Aziz (PSD-AM).

"Bom dia. Precisamos padronizar o CID B34.2 para todos, para todos os pacientes com suspeita ou confirmação de covid-19 para que estes possam ser adequadamente contabilizados independente do status de exame ou da unidade. Reforce com os médicos do pronto atendimento para preencher a solicitação corretamente e corrijam as solicitações incorretas. Após 14 dias do início, pacientes de enfermaria, apartamento, ou 21 dias, pacientes com passagem em UTI, leito híbrido, o CID deve ser modificado para qualquer outro, exceto B34.2, para que possamos identificar os pacientes que já não têm mais necessidade de isolamento. Início imediato", afirmava a mensagem.

Questionado sobre o assunto, Batista Júnior não negou e deu mais detalhes, acrescentando que os pacientes tinham o código de diagnóstico modificado, deixando de serem considerados como infectados pelo coronavírus.

"Perfeito. A mensagem é clara: todos os pacientes com suspeita ou confirmados de Covid, na necessidade de isolamento, quando entravam no hospital, precisavam receber o B34.2, que é o CID de Covid, e, após 14 dias, ou 21 dias, para quem estava em UTI. Se esses pacientes já tinham passado dessa data, o CID poderia já ser modificado, porque eles não representavam mais risco para a população do hospital", afirmou o diretor.

Comentários

Nome

Brasil,24,CPI DA COVID-19,5,CULTURA-LAZER,3,ECONOMIA,39,ELEIÇÕES,5,esportes,24,EXCLUSIVO,15,FAMOSOS,21,JUSTIÇA,30,LIFESTYLE,9,MUNDO,24,política,64,Rede Metrópole FM,2,São Paulo Notícias,40,SAÚDE,15,TECH,3,
ltr
item
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo: Diretor da Prevent reconhece alteração de código de diagnóstico da Covid e rebate na CPI acusações de dossiê
Diretor da Prevent reconhece alteração de código de diagnóstico da Covid e rebate na CPI acusações de dossiê
Pedro Benedito Batista Júnior nega ter demitido médicos que não prescreveram tratamento precoce
https://1.bp.blogspot.com/-kc2itvO_kl0/YUukAsxddtI/AAAAAAAAK1U/NlXM-4B9Wt8zh8RZm9C2-5cjx7ziaRnKwCLcBGAsYHQ/w400-h266/1632336676614b7b246b226_1632336676_3x2_lg.jpg
https://1.bp.blogspot.com/-kc2itvO_kl0/YUukAsxddtI/AAAAAAAAK1U/NlXM-4B9Wt8zh8RZm9C2-5cjx7ziaRnKwCLcBGAsYHQ/s72-w400-c-h266/1632336676614b7b246b226_1632336676_3x2_lg.jpg
São Paulo Notícias Site Oficial | As Últimas Notícias do Brasil e do Mundo
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/diretor-da-prevent-reconhece-alteracao.html
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/
https://www.saopaulonoticias.com/2021/09/diretor-da-prevent-reconhece-alteracao.html
true
262485415883466682
UTF-8
Carregar todas as matérias Nenhum resultado encontrado. Ver mais Leia mais Responder Cancelar resposta Apagar Por Início Páginas Matérias Ver todas Veja também Tópico Arquivo Buscar Todas as matérias Nenhum resultado encontrado para sua busca Voltar ao início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora mesmo Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dias Há $$1$$ semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Siga ESTE CONTEÚDO PREMIUM ESTÁ BLOQUEADO PASSO 1: Compartilhe em uma rede social PASSO 2: Clique no link da sua rede social Copiar todo o código Selecionar todo o código Todos os códigos foram copiados para a área de transferência Não é possível copiar os códigos / textos, por favor, pressione [CTRL] + [C] (ou CMD + C com Mac) para copiar