A variante Delta do coronavírus tem preocupado cada vez mais especialistas por ter uma carga viral muito maior e ser altamente contagiosa. Como se não bastasse isso, hoje o Instituto Butantan anunciou que já detectou 36 variantes do vírus no Estado de São Paulo, sendo que 3 delas são inéditas.
A descoberta do Boletim Epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes ainda alerta que 4 destas variantes são novas linhagens da variante Delta. Os dados foram apresentados pela diretora do Centro de Desenvolvimento Científico do Butantan, Sandra Vessoni, em um evento que foi realizado na última segunda-feira (30) pelo Instituto do Legislativo Paulista (ILP) em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (Fapesp).
Sandra Vessoni afirma ainda que a variante Gama é a que domina com 85% dos casos no Estado de São Paulo, com a Delta correspondendo a 3% dos infectados.
As novas variantes identificadas são: B.1.1621.1, que ficou conhecida como Copa América, com um caso confirmado; B.1.540 com 5 casos e a AY.3, com 3 casos confirmados.
Falando novamente da Delta, é interessante mencionar que a variante já está presente em 13 das 17 regionais de saúde do Estado, compondo a seguinte porcentagem em algumas delas:
100% na regional de Registro;
61,54% na Baixada Santista;
56,41% em São João de Boa Vista;
43,31% na Grande São Paulo.
Por outro lado, a variante Gama tem regredido cada vez mais em São Paulo, o que é um bom sinal da campanha de vacinação, visto que os imunizantes protegem até mesmo contra a variante Delta. Dessa forma, o ideal é tomar a vacina assim que possível e manter os cuidados para reduzir cada vez mais a circulação de todas as variantes do coronavírus.
Comentários